O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um dos instrumentos do Código Florestal (CF), principal marco regulatório para a gestão de florestas e demais formas de vegetação nativa em imóveis rurais no Brasil. Com o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, o CAR compõe uma base de dados destinada ao controle, monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento. Logo, representa uma ferramenta crucial na identificação de déficits e excedentes ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e uso restrito. No entanto, a morosidade na análise e validação dos cadastros têm sido um importante gargalo para a implementação da legislação.Neste contexto, Minas Gerais, um dos estados com o maior número de registros de imóveis rurais, passa a adotar análises automatizadas (CAR 2.0-MG) como um dos instrumentos para avaliar sistematicamente os imóveis rurais cadastrados no território mineiro. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Estadual de Florestas em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

O CAR 2.0 é uma solução de inteligência territorial para automatizar o diagnóstico do CAR. Ele se origina na plataforma SeloVerde1, previamente implementada nos estados do Pará e Minas Gerais.
Esta ferramenta integra dados de sensoriamento remoto com bases cartográficas oficiais, executa modelagem geoespacial, aplica filtros definidos com base nos requisitos do Código Florestal e, por fim, classifica a situação dos registros de imóveis rurais no CAR.

Em suma, a ferramenta aplica diversos filtros para avaliar a conformidade ambiental em relação às APPs, percentuais de RL exigidos e eventuais pendências ambientais a serem sanadas.

O CAR 2.0, além de informar a situação de regularidade ambiental para cada imóvel rural, disponibiliza relatórios detalhados, visando facilitar a análise manual. Está ainda em linha com normas do Banco Central, como o Manual de Crédito Rural3 , ao não tolerar a sobreposição de áreas privadas com terras públicas (e.g., terras indígenas e unidades de conservação). Além disso, o sistema pode beneficiar os agricultores por meio do Plano Safra 2023/2024 – que oferece redução na taxa de juros para os imóveis em conformidade ambiental ou em regularização –, uma vez que os cadastros em espera serão analisados automaticamente, proporcionando-lhes um célere diagnóstico ambiental.

As análises automáticas disponibilizadas no website https://csr.ufmg.br/car20_mg/ possuem natureza informacional neste primeiro momento. No próprio website, os produtores rurais poderão solicitar análise manual, atualização e correção de bases de dados ao Instituto Estadual de Florestas, se assim desejarem. Após o período de testes e engajamento com as partes interessadas, os resultados serão disponibilizados oficialmente.

Para mais informações, ou necessite retificar o seu CAR, consulte nossos profissionais.
(31) 3221-3177 (31) 99827-6142

×