Minas Gerais segue na liderança do setor florestal brasileiro. A pesquisa “Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2020”, divulgada pelo @ibgeoficial nesta semana, confirma que os mineiros têm o maior valor de produção da Silvicultura no Brasil, com R$ 6,0 bilhões (32,1% do valor nacional).

O Estado de MG também é o maior produtor de carvão vegetal do Brasil, com 87,5% do volume nacional. O município de João Pinheiro, no Noroeste do Estado, foi destaque nessa produção com 436,2 mil toneladas (o equivalente a R$ 479,8 milhões). O balanço representa um crescimento de 93,5%.

A pesquisa também mostra que o Sudeste foi a única região no Brasil onde a área de florestas plantadas cresceu (aumento de 1,3%). A região representa 37,2% das áreas de florestas plantadas no país, com destaque para o eucalipto que predomina em 91,0% dessas áreas.

O balanço total no Brasil mostra que a área de floresta plantada em todo o país soma 9,6 milhões de hectares. A produção de eucalipto para a indústria de papel ocupa 7,4 milhões de hectares, enquanto o pinus está em 1,8 milhão de hectares.

A PEVS investiga 44 produtos do extrativismo e da silvicultura em todos os municípios do Brasil.

As florestas plantadas são fundamentais para a sociedade. Elas reduzem a pressão sobre as florestas nativas ao fornecerem os insumos necessários à cadeia produtiva da madeira. Mais de 5 mil bioprodutos essenciais para a população são gerados a partir das florestas plantadas: papel, celulose, carvão vegetal, painéis, pisos laminados e muitos outros.

A cada 1 hectare de floresta plantada, 0,6 hectare de floresta nativa é conservada pela indústria florestal e pelos produtores independentes, seja em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RLs), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e programas de restauração de áreas degradadas. Essa conservação se dá através de uma técnica de manejo sustentável que intercala florestas plantadas e nativas. Ou seja, é um setor que tem a sustentabilidade em seu DNA.

FONTE: AMIF

https://www.instagram.com/amif_org/

IBGE

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9105-producao-da-extracao-vegetal-e-da-silvicultura.html?edicao=31773&t=destaques

 

Free WordPress Themes, Free Android Games
×