Ministério do Meio Ambiente – Nova equipe
Ricardo Salles é o novo Ministro do Meio ambiente, o premiado ambientalista Adalberto Eberhard vai presidir o ICMBio; o procurador ambiental, Eduardo Bim, fica com o IBAMA, e para Secretário de Biodiversidade, o ambientalista José Truda Palazzo Jr.
Ricardo Salles – Ministro do Meio Ambiente
Ricardo Salles (Novo/SP) é bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado pelas universidades portuguesas de Coimbra e Lisboa. Tem especialização em Administração de empresas pela FGV-SP. Foi Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo entre 2016 e 2017 na gestão de Geraldo Alckmin PSDB/SP). Foi também Secretário Particular do Governador do Estado de São Paulo.
Sua indicação contou com apoio de diversas entidades do setor produtivo, a exemplo da construção civil, imobiliário, indústria, comércio, agricultura, pecuária, dentre outros.
Eduardo Bim – Presidente do IBAMA
Eduardo Bim é procurador federal e atua junto ao Ibama há 5 anos. É doutorando em direito do Estado, mestre em direito e especialista em direito ambiental e especialista em direito tributário. Possui um livro publicado, o Licenciamento Ambiental, pela editora Fórum, e que está na quarta edição.
Bim defende a aprovação da lei geral de licenciamento, em discussão atualmente na Câmara. O principal ponto da discussão é o fim do processo trifásico do licenciamento — a licença prévia, a de instalação e a de operação –, para ser uma fase única. Segundo o advogado, o licenciamento trifásico burocratiza o processo e não necessariamente é melhor para o meio ambiente.
Adalberto Eberhard – Presidente do ICMBio
O ambientalista Adalberto é o fundador da Ecotrópica, organização não-governamental que gere reservas particulares de patrimônio natural na região do Pantanal. Ele também atuou no departamento de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente durante o governo de Dilma Rousseff (PT).
José Truda Palazzo Jr – Secretário de Biodiversidade
José Truda Palazzo é fundador do Projeto Baleia-franca e atualmente era coordenador de Desenvolvimento Institucional do Projeto Baleia Jubarte. Truda lutou pela criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, e é autor de mais de uma dezena de livros sobre conservação da natureza. É reconhecido como uma peça importante para a mudança de patamar da proteção marinha no Brasil.