Entre os dias 5 e 11 de junho, o Governo de Minas realiza a Semana do Meio Ambiente 2021. Com o tema “Restauração de Ecossistemas”, a programação prevê a entrega de projetos desenvolvidos pelos órgãos ambientais do Estado, formalização de acordos e parcerias voltadas à proteção ambiental, além da adesão de Minas Gerais à campanha global de combate às mudanças climáticas “Race to Zero”. Serão promovidos também sete webinars abordando temas relacionados à conservação e restauração dos biomas existentes no Estado. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Meio Ambiente 2021 tem início no próximo sábado (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma ação nas redes sociais. Os usuários serão convidados a publicar fotos ou vídeos com a hashtag #meioambienteeucuido, demonstrando suas iniciativas pessoais voltadas à preservação ambiental. As publicações serão divulgadas no perfil @meioambienteminasgerais.

Na segunda-feira (7/6), haverá a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em cerimônia virtual com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e demais dirigente do Sisema. Durante o evento, que será transmitido ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube, será apresentado o Sistema de Informações de Gerenciamento de Barragens (Sigibar), desenvolvido pela Feam com o objetivo de cadastrar e classificar as estruturas de contenção de rejeitos existentes no Estado.

Outra entrega prevista é o lançamento das camadas de educação ambiental dentro da plataforma de georreferenciamento mantida pelo Governo de Minas, a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema).

Na oportunidade, serão apresentados ainda os projetos contemplados pelo Edital 01/2021 do Selo Semad Recomenda e abertas as inscrições para nova seleção de projetos. Uma série de Acordos de Cooperação Técnica também serão assinados entre o Programa AmbientAÇÃO e entidades parceiras.

Ponto alto da programação, na quarta-feira (9/6), será a agenda em que Minas Gerais se torna o primeiro estado da América Latina a aderir formalmente à campanha global “Race to Zero”. Em evento presencial no Palácio Tiradentes, realizado a partir das 9h40, o governador Romeu Zema e o embaixador britânico no Brasil, Peter Wilson, assinam uma carta-compromisso oficializando a participação do Estado na iniciativa internacional de defesa do meio ambiente.

O “Race to Zero” (Corrida para o Zero) é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, por meio da intensificação de ações de descarbonização, atração de investimentos para negócios sustentáveis e criação de empregos verdes, viabilizando, assim, um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável.

Participam também da solenidade a secretária Marília Melo, o cônsul britânico, Lucas Brown, e os secretários de Estado de Desenvolvimento, Fernando Passalio, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, entre outras autoridades. O evento contará com transmissão simultânea pelo perfil @meioambienteminasgerais no Instagram.

Completando a agenda de lançamentos da Semana do Meio Ambiente 2021, na quinta-feira (10/6), será apresentado oficialmente o Programa de Educação Ambiental nas Escolas: “Um Despertar para o Consumo Consciente”. Desenvolvido pela Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) da Semad, o Programa prevê a realização de parcerias entre a Secretaria e os municípios mineiros de Campo Florido, Nepomuceno, Itapecerica e Paracatu para o desenvolvimento de ações integradas de conscientização ambiental junto às escolas que integram a rede pública de ensino destas localidades.

WEBINARS

Ao longo de toda semana, serão apresentados webinars com convidados renomados em suas respectivas áreas de atuação que irão debater junto ao público participante a restauração de ecossistemas em seus mais diversos aspectos. Entre os temas abordados, estão os desafios da recuperação de bacias impactadas pelo rompimento de barragens, tecnologias de gestão ambiental, instrumentos de prevenção da degradação, gerenciamento de passivos ambientais e economia circular. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube.

Clique aqui para conferir todos os detalhes da programação

Free WordPress Themes, Free Android Games
×